08 maio 2009

Ele há cada coisa...

Contou-me a minha mãezinha que ontem, andava ela cá por casa, na sua lida, quando começa a ouvir barulho vindo da rua, vozes e risos. Decide então ir espreitar, vai até ao portão e vê uns quantos moços a rir à gargalhada e a tirar fotos ao pé da placa que diz “Venda das Raparigas” (que é o nome da minha terrinha), e a comportarem-se como se ali estivesse, de facto, uma rapariga. E o pior é que já não é a primeira vez que isto acontece!
Mas deixem que vos explique… Venda é a palavra que designava antigamente uma loja. Havia então por aqui uma lojinha, onde trabalhavam raparigas (moças, meninas, jovens, entre outros sinónimos), e que, por este ser um local de passagem entre Lisboa e Porto, ficou muito conhecida. Quem vinha de viagem, precisava de parar para comprar algumas coisas, pois no tempo dos carros de bois não se andava propriamente a 120 km/h na Estrada D. Maria Pia. Ficou então o local conhecido como a venda (loja) “das raparigas”.
Pois é meus meninos, lamento informar-vos, mas não há aqui disso! Só um bocado mais acima! Não se vendem realmente aqui raparigas.

6 comentários:

  1. Já me aconteceu imensas vezes dizer que sou da Benedita e referirem logo a Venda das Raparigas. xD

    ResponderEliminar
  2. 'stracciatella,
    também já me aconteceu muitas vezes dizer que sou da Benedita, por ser uma terra maior, e ninguém conhece, depois digo que sou da Venda das Raparigas e já conhecem. Penso que é por ser um local de passagem, e o nome fica na memória :D

    ResponderEliminar
  3. Eu quando digo que sou da Benedita muitas pessoas nem conhecem LOL :x

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Silvio ca esta mas ke essa terra tem um nome mt giro tem lembras te kand vistes aos açores a pergunta ke eu te fiz vendes se msm gajas lool
    E ja a agora o tejo desagoa na area da grande lisboa

    ResponderEliminar
  5. Venda das Raparigas é que está a dar!

    Quando vou com o meu pai (ele é camionista) às vezes calha passar por aí e tenho que concordar contigo: a "venda" é mais acima ;)

    Mas há outras terras: por exemplo no Pedrógão Grande há a Venda da Gaita e logo a seguir a Picha...

    Wilson, prazer ;)

    ResponderEliminar
  6. Wilson, que sejas bem vindo (ao blog e à Venda das Raparigas) ;)
    Quando estava a procurar essa foto também encontrei um blog em que tinha fotos das placas com os nomes de várias terras, entre as quais, para além da Venda das Raparigas, estavam a Venda da Gaita e a Picha...

    (céus, há cada nome por esse Portugal...)

    ResponderEliminar

Vá, diz qualquer coisinha!
Eu gosto de comentários!
:)