06 abril 2010

Every breath you breathe...

Há cerca de dois anos atrás decidi inscrever-me, juntamente com alguns colegas, numa formação gratuita de Suporte Básico de Vida. O que aprendemos foi, basicamente, a chamada "respiração boca-a-boca" e as compressões cardíacas, e a posição lateral de segurança. Como é óbvio, treinámos em bonecos. Até hoje, nunca foi preciso valer-me dessa formação, ou dos instintos de sobrevivência, para assistir ninguém...
Mas às vezes penso: e se for preciso? Sim. E se um dia for preciso? Se um dia um coração pára, ali, na minha frente? Não é uma situação que acontece assim tão poucas vezes... E penso: será? Será que sou capaz?! E se não for? Será que consigo lidar com a situação, assumir o controlo, e tentar fazer o que puder para manter uma pessoa viva? Como futura profissional de saúde (que virei a fazer ainda não sei bem o quê) penso que é importante este tipo de formações e experiências. Gostava de fazer também as formações do Suporte Médio de Vida, ou mesmo do Suporte Avançado de Vida. Gostava de aprender técnicas de socorrismo. E gostava também de fazer voluntariado, em hospitais, ou isso.
Quando decidi que queria vir estudar para Lisboa, decidi-o precisamente porque pensei... bem, é a capital do nosso país... é a maior cidade... é onde há tudo e mais alguma coisa. É uma porta aberta para um mundo de opções e oportunidades... Nunca procurei este tipo de formações, ou sítios para fazer voluntariado. Ainda. Também ainda me estou a adaptar à cidade... Mas a experiência com os sem-abrigo, fez ontem uma semana, coma comunidade se Santo Egídio, foi já uma marca daquilo que poderei vir a fazer... Esta era também uma coisa que há muito ambicionava, na qual à muito tinha pensado...Já me tinham convidado para ir, mas nunca tinha aceite... Era complicado. Estava em Lisboa à pouco tempo. Não conhecia muito, àquela hora não tinha muitos transportes de regresso a casa, e era perigoso voltar assim sozinha... E carro também não tinha... Era demasiado cedo. Agora, a meio do 2º semestre do 1º ano de LCS, já me consigo aventurar por aí. E mais. A ida aos sem-abrigo deu-se também com a companhia inesperada de uma colega, e ao que parece tenho mais colegas interessadas em irem também à próxima. Voltei a casa tarde, muito tarde, depois de um dia bem cheio de aulas. Cansada, mas feliz, por ver grandes sorrisos, no encontro com muitas caras conhecidas, e muitas desconhecidas... Depois disto, quero repetir. E quando estiver ainda mais adaptada à vida de universitária ocupada, irei procurar um lugar onde possa fazer voluntariado, chorar e rir com os que sofrem... A ida ao workshop "onde está Deus, como no Haiti", no encontro ibérico de Taizé no Porto, em Fevereiro, e a perda de um amigo que era como um irmão, em Dezembro, cada vez me fazem mais pensar que, embora todos tenhamos que sofrer, nem todos sabem sofrer, e nem todos aceitam o que têm de sofrer.
Quero. Quero mesmo ir. Ser mais. Amar mais. Ser um grãozinho de uma praia maior, e dar o que tenho de melhor... Quero partir, e levar... a mensagem do amor... E ser do mundo construtor(a).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vá, diz qualquer coisinha!
Eu gosto de comentários!
:)