08 setembro 2010

O papel

A menos de uma semana de recomeçarem as aulas, e de voltar à capital, vim contar-vos a prometida história deste papel e das coisas que me levou a fazer...


Ora bem, aqui vai:

Aqui a menina, estudante da Licenciatura de Ciências da Saúde, candidatou-se este ano a bolsa de estudo. E para uma candidatura a bolsa de estudo são necessário muitos, mas muitos papéis e documentos (quando se trata de faculdade a coisa complica), como muita gente deve saber. Alguns desses papéis eram documentos da Segurança Social, nomeadamente um em meu nome, comprovando em como não trabalho, e portanto não desconto, e outro em nome da minha mãe, comprovando que já trabalhou e descontou para a Segurança Social, mas neste momento não está empregada e a receber rendimentos... Pois que esses dois papelinhos foram pedidos (ao centro distrital de Leiria), e passadas três semanas, quando tinha que ir entregar os documentos, ainda não tinham chegado (vêm pelo correio, e não dá para ir lá e fazerem na hora...). A senhora disse que estranhavam porque normalmente demoravam dez dias a chegar. Disse que quando os tivesse os enviasse por e-mail.
Pois que passaram mais algumas semanas e os papelitos não chegavam. O meu pai tratou de saber, e dizem de lá eles que há muitos pedidos, mas vão tratar disso. Passado uns dias chega pelo correio, mas apenas o papel em meu nome... Passado mais algum tempo tive de ir a Lisboa, à entrevista que eles fazem para esclarecer alguns aspectos, e aí me disseram que toda a gente que é aqui desta zona e arredores, e cujos pedidos vão para o Centro Distrital de Leiria, tem sempre problemas com o tempo que os papéis demoram a chegar. E mais, os papéis são diferentes do que fazem em todos os outros lados do país! A tal senhora que me entrevistou disse então que me dava até ao final do mês (faltava pouco mais de uma semana) para entregar os documentos em falta. Aconselhou-me a mandar um e-mail para lá, a dizer que tinha muita urgência e que precisava do documento, e se não mo enviassem rapidamente estariam a prejudicar-me seriamente. Também me falou em ir à loja do cidadão, com o número da Segurança Social da minha mãe, explicava a situação e talvez mo fizessem rapidamente...
Nesse dia voltei a casa, pois tinha comprado bilhete de Expresso de ida e volta, e enviei o tal e-mail... Recebi uma resposta a dizer que estavam a tratar do assunto, mas papel nem vê-lo! E o que é que eu faço? Meto-me num Expresso novamente e lá me dirijo à capital, para buscar o tal e já famoso papel! Pois que chego à Loja do Cidadão das Laranjeiras, espero umas duas horas para ser atendida, e eis que a senhora que me atende diz que preciso de uma autorização escrita e assinada pela minha mãe! Ora bolas... Eu tinha um documento retirado da Internet, assinado pela minha mãe, mas não era o correcto... Tinha também uma fotocópia do cartão do cidadão da minha mãe. Expliquei a situação à senhora, disse que não era de perto, se não havia nenhuma maneira de arranjar o papel... E a senhora disse então que era o dia da boa-vontade, e ali, na hora, me entregou o papel. Imprimiu, assinou e carimbou, e já está! Simples, não é?
Pois que voltei então a casa com o dito papel, digitalizei e enviei por e-mail. Assunto resolvido.

Então e o outro, que estava já pedido?, perguntam-se vocês... Pois, esse chegou passado cerca de uma semana de ter ido a Lisboa, já fora do prazo que me fora dado. Ah, e mais uma vez, era diferente. Diferente do que me deram, e diferente do que fazem em todos os lados do país! E agora, eis que termino cheia de ironia:
Viva a competência!! Weee!



 P.s.: Odeio papelada!

1 comentário:

Vá, diz qualquer coisinha!
Eu gosto de comentários!
:)