15 dezembro 2012

A new beginning



Há momentos na nossa vida em que, olhando para trás, podemos perceber que certas coisas já passaram. Geralmente, só passado algum tempo conseguimos ver com clareza. Neste momento, sinto que estou numa fase de mudança. Afinal de contas, a vida não é estática.
Com o terminar da licenciatura, senti que um ciclo se encerrava, para começar um novo. Mas ainda não o tinha sentido em mim, não desta forma. Agora consigo sentir em mim esta fase de mudança, em que não sou já a pessoa que era há uns anos atrás, mas também ainda não sou uma "nova" pessoa, completamente diferente. Tudo muda, mas ao seu ritmo.

Um novo ano se aproxima. e com ele, uma nova fase da minha vida. Se tanto se fala que o fim do mundo está bem próximo, eu falo num novo começo. A verdade é que tive uma má fase, e depois melhorei. Mas também é verdade que sempre me deixei afectar pelo que aconteceu nessa fase. Talvez pelo medo de voltar a sentir o mesmo. Mas hoje sinto que tenho que aprender a trilhar o meu próprio caminho. A cumprir os objectivos a que me proponho a cada dia que passa. Nem sempre é fácil, quando por vezes me sinto sozinha, e isso me deixa triste e abatida. Mas ninguém fará o meu caminho por mim. Embora eu defenda que se cada um se preocupar mais com o outro do que consigo próprio, ninguém precisaria de se preocupar tanto consigo mesmo, digo também que ninguém fará mais por mim do que eu própria. Embora hajam sempre companheiros na viagem da nossa vida (e que muita falta nos fazem, ou vejamos se, na maioria dos momentos que nos recordamos, estávamos sozinhos?) é sozinhos que temos que aprender a lidar connosco próprios e com o que temos para fazer.

Tal como referi no post anterior, há um compromisso que tenho a fazer comigo própria. Que é o de fazer o máximo, dar o melhor, para ser uma pessoa diferente. Diferente, para melhor (não é diferente no sentido de deixar de ser eu mesma). De mudar o que continua a estar mal na minha vida. De fazer um esforço para não me deixar afectar tanto por aquilo que me afecta. Apesar de querer companhia em cada viagem, sinto que vou partir numa jornada só minha. Não por caminhos desse mundo, mas dentro de mim própria.
Uma fase nova e diferente da vida, que surge agora também acompanhada de uma saída da minha já "zona de conforto", do local onde durante três anos vivi. Um novo sítio para viver, uma nova terra, um novo ano, um novo caminho. Tudo se enquadra nesse sentido.

E aqui fica registado o meu compromisso para comigo própria, para que não me esqueça dele. É altura de começar, sem medo, uma nova fase. É altura de abrir os braços à mudança, e abraçar o que me vier pela frente. É altura de lidar abertamente com as consequências do que faço. É altura de tentar ser melhor, dentro de mim. Não significa isto que deixe de sentir certas coisas. Só que também sinto que é altura de mudar. Tudo está a mudar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vá, diz qualquer coisinha!
Eu gosto de comentários!
:)